top of page

O Clube de Montanha do Funchal vai organizar um evento de Orientação pedestre, previsto para os dias 23 e 24 de maio de  2020, na ilha do Porto Santo, pontuável para a Taça da Madeira de Orientação Pedestre, no âmbito das atividades da Associação de Orientação da RAM e da Federação Portuguesa de Orientação.

​

Vão existir, em cada dia, dois percursos abertos a todos os interessados na iniciação à modalidade ou lazer, o Aberto Curto e o Aberto Médio.

​

As inscrições nos escalões de competição deverão ser formalizadas no sistema ORIOASIS. Em caso de dificuldade, deverão os interessados consultar o item Inscrições e entrar em contacto com a organização através do email: ori@cmofunchal.pt.

​

​

​

Informação Geral

​

Organização: Clube de Montanha do Funchal/AORAM

Direção de Prova: Vítor Sousa
Traçador de Percursos: Vítor Sousa/Luís Gomes

​

17 de maio de 2020 – Data limite para inscrições.

​

Todas as inscrições efectuadas e não alteradas até 17 maio serão contabilizadas para efeitos de pagamento.

​

​

​

Escalões

​

H/D 10    atletas que completem até 10 anos no final de 2020

H/D 12     atletas que completem até 12 anos no final de 2020

H/D 14     atletas que completem até 14 anos no final de 2020

H/D 16     atletas que completem até 16 anos no final de 2020

H/D 18     atletas que completem até 18 anos no final de 2020

H/D E  atletas de elite 

H/D 21B  restantes atletas com mais de 18 anos no final de 2020

H/D 35    atletas que já tenham pelo menos 35 anos no final de 2020

H/D 45    atletas que já tenham pelo menos 45 anos no final de 2020

H/D 55    atletas que já tenham pelo menos 55 anos no final de 2020

​

Aberto Curto – Qualquer idade, sexo, individualmente ou em grupo.


1,5 a 2,5 km ou tempo de execução previsto inferior a 40 minutos, por recurso a elementos lineares (preferencialmente caminhos), sem dificuldade técnica, de reduzida exigência física, com o maior interesse paisagístico possível, e aconselhamento técnico;

​

Aberto Médio – Qualquer idade, sexo, individualmente ou em grupo.


2 a 4 km ou tempo de execução previsto inferior a 60 minutos, por recurso a elementos lineares, com baixa dificuldade técnica, de baixa exigência física, e o maior interesse paisagístico possível;

​

H – Masculinos; D – Femininos

​

​

​

Prémios/Resultados

​

A classificação final no Trofeu Porto Santo 2020 será apurada pelo somatório dos pontos obtidos em cada dos dois percursos de floresta etapas 1 e 2.

 

Medalhas para os 3 primeiros de cada escalão.

​

​

Sistema de Controlo

​

Será utilizado o sistema eletrónico SportIdent. Os atletas poderão usar o seu próprio SI-Card (terão de indicar o número no acto da inscrição) ou alugar à organização.

​

Os pontos devem ser controlados pela ordem sequencial que foi definida pela organização, esperando cerca de 1 segundo até ouvir um bip e/ou um sinal luminoso. Em caso de falha do sistema SportIdent, deverá ser picotado um dos quadrados de reserva do mapa.

​

​

​

Inscrições

​

Data limite para inscrições on-line – 17 maio de 2020 até às 24h. Para além desta data, só poderão ser aceites inscrições por email ori@cmofunchal.pt  (quando confirmadas) 

​

Qualquer inscrição em escalão de competição aceite pela organização para além da data 17 de maio  2020, implica o pagamento de uma taxa adicional de 1€.

​

​

Nos dias do evento, 23 e 24 de maio de 2020, as inscrições só serão aceites no secretariado até 30 minutos antes da hora de início da competição, (dependentes da disponibilidade de mapas).

​

Dados para inscrição por email:

– Nome completo

– N.º BI ou CC

– Data de Nascimento

– Percurso e escalão de participação

– Entidade que representa ou individual

​

​

​

Outras informações

​

– Primeiros socorros nas chegadas;

- Tempo máximo por percurso (Distância Média): 2 horas;

- Recolha de mapas nas chegadas até a partida do último atleta;

- Estacionamento no local de concentração;

- Recolha de chaves e bagagem no Secretariado;

- Água potável nas chegadas;

– Atenção o uso do peitoral é obrigatório! Os peitorais devem ser colocados à frente;

– Todos os peitorais entregues aos participantes não federados, assim como SI Cards alugados devem ser devolvidos à Organização no final da prova.

​

Regras de Competição: Será utilizado o regulamento de competições FPO 2020. Os organizadores poderão estabelecer regras especiais, respeitando os regulamentos em vigor. 

​

​

​

Informações Gerais sobre a Modalidade

 

Partidas:

As partidas têm um intervalo de 3 minutos nos escalões de competição. Os atletas deverão estar atentos ao seu tempo de partida. Na partida, os atletas têm de passar por três secções consecutivas.

Quando o relógio da partida indicar a hora de partida do atleta, este deve entrar para a primeira secção. Isto terá lugar 3 minutos antes da partida real. Aí serão confirmados, o nome e o peitoral do atleta (o peitoral deverá ser usado à frente e não poderá estar dobrado nem encoberto). A ausência de peitoral impedirá a partida do atleta.

Na segunda secção, o atleta recolhe a sinalética, a qual contém a descrição da localização dos postos de controlo (recomenda-se o uso de suportes de sinalética para facilitar a sua leitura durante a prova). A sinalética estará também impressa no mapa.

Na terceira secção (última), o atleta desloca-se até à caixa que contém o mapa do seu escalão e aguarda ao lado desta até à hora de partida, sem ver o mapa. Na hora da partida, o atleta tira o mapa da caixa (cada atleta é responsável por tirar o mapa e confirmar se corresponde ao seu escalão) e segue as fitas que marcam o percurso até ao triângulo da partida (indicado no terreno por uma baliza sem picotador e no mapa por um triângulo).

Os atletas que chegarem atrasados à partida, serão imediatamente identificados e sairão logo que a organização indique. Estes não receberão uma nova hora de partida.

O percurso está balizado desde a linha de partida (receção do mapa e início da prova) até ao triângulo marcado no mapa e materializado no terreno por uma baliza sem código nem estação de controlo. Os atletas devem progredir a uma distância máxima de 10 m do balizado, sob pena de desclassificação.

 

Chegadas:

Todos os atletas deverão cruzar a linha de chegada controlando a estação Finish. Após a chegada deverão descarregar o chip (SI-Card), mesmo os que não completem a totalidade do percurso. Se tal não acontecer, poderão ser considerados perdidos e desencadear uma operação de busca.

​

Assistência em Caso de Acidente:

Todos os atletas em prova têm por obrigação auxiliar os demais atletas em caso de acidente. Qualquer acidente que ocorra durante a execução do percurso é da responsabilidade dos praticantes, em tudo o que exceda o risco coberto pelo Seguro Desportivo. Este seguro cobre os riscos resultantes do acidente sofrido durante a atividade, nas condições previstas no Regulamento de competições da FPO.

​

Outras Regras Gerais:

  1. O único meio auxiliar de orientação permitido é a bússola.

  2. Os participantes que se apresentem na partida. depois da sua hora de partida, deverão partir após a indicação da organização, sujeitando-se à penalização do tempo que, entretanto, decorreu.

  3. Constituem, entre outras, obrigações dos praticantes:

    1. Apresentar-se na Partida com o peitoral devidamente colocado e visível e conservá-lo durante a prova;

    2. Apresentar-se na Partida com o SI Card devidamente colocado e visível, e facilitar a sua conferência pela organização;

    3. Avisar a equipa de Organização, caso não conclua o percurso;

    4. Auxiliar qualquer praticante em caso de acidente, desde que as circunstâncias o justifiquem;

    5. Respeitar todas as áreas balizadas; privadas e cultivadas

    6. Entregar o mapa na chegada, quando determinado pela Organização;

    7. Comparecer na Cerimónia de Entrega de Prémios, especialmente quando é um dos premiados, valorizando o trabalho dos organizadores e os apoios disponibilizados;

  4. Constitui motivo de desclassificação de qualquer praticante:

    1. A não execução do percurso pela ordem estabelecida pela Organização;

    2. Perda do SI-Card;

    3. Ausência, não justificada, do peitoral durante a realização do seu percurso;

    4. Chegar para além do tempo limite para a execução da prova;

    5. Provocar danos em áreas privadas ou cultivadas;

    6. Desrespeitar as normas gerais de proteção da floresta;

    7. Infringir outras regras estabelecidas pela Organização.

  5. O limite de tempo dado a um atleta para executar o seu percurso individual é: 2h.

bottom of page