Como Diretor da Prova desejo as boas vindas a todos os atletas que nos honram pela vossa presença nesta que é a quinta ediçao do Madeira Orienteering Festival (MOF). Desportivamente a prova inicia-se quinta-feira com um sprint urbano noturno no centro histórico do Funchal, local carismático que decerto muito vos agradará.
Na sexta-feira pela manhã uma etapa de distância média no Fanal, num ambiente paradisíaco de um pequeno caldeirão vulcânico povoado por bosques de tis, alguns anteriores à descoberta da Madeira. De tarde no Porto Moniz nova prova de sprint urbano logo ao lado das famosas piscinas naturais.
Sábado e Domingo duas provas de distância média em zonas florestais do Poiso e Chão das Feiteiras, provas com cariz técnico e de alguma dificuldade física.
Decerto que todos os participantes irão ficar agradados pela competição desportiva em si mas igualmente pelos locais e vistas de que poderão desfrutar.
Da minha parte e de toda a organização do MOF tudo faremos para que tal aconteça.
António Amador
Diretor de Prova
​
​
​
​
​
​
​
O MOF, uma das provas de excelência do CMoF, tem como objetivo principal levar o nome da Madeira além fronteiras através da Orientação como veículo de promoção.
É por isso que com o apoio da Direção Regional de Turismo da Madeira, pretendemos divulgar este evento quer no espaço Nacional quer a nível internacional de modo a captar o máximo de atletas para participarem no MOF.
Nesse sentido a responsabilidade do CMoF na organização deste evento de Orientação é acrescido.
Se considerarmos que muitos dos atletas que nos visitam provêm de regiões onde esta modalidade está num estado mais evoluído, é obrigação do CMoF primar pela excelência neste evento.
Com este esforço, estamos a contribuir para a evolução da modalidade Orientação na Madeira nas suas várias vertentes técnicas e organizativas.
Por tudo isto, e porque os atletas madeirenses estão em primeiro lugar, esperamos a participação massiva quer dos atletas madeirenses quer daqueles que ainda não federados praticam a orientação numa vertente mais lúdica e acessível ou mesmo para aqueles que pretendem experimentar esta modalidade que tem tanto de interessante como de desafiante.
Mensagem do Presidente do Clube de Montanha do Funchal
Justino Nóbrega
​
​​​​
​​
​
​
"Caros atletas e participantes no MOF,
Sejam todos bem-vindos à Ilha da Floresta Laurissilva, uma relíquia viva de uma natureza luxuriante, que permite ao visitante recuar no tempo, a uma era geológica longínqua, cheia de encantos e recantos edílicos. A riqueza e a diversidade da paisagem natural e humanizada, determinada pela prevalência de um relevo bastante irregular e acidentado, definem o cenário perfeito para a realização de mais um evento de orientação, desta vez organizado pelo Clube Montanha do Funchal e pela Associação de Orientação da Região Autónoma da Madeira.
Para finalizar esta breve mensagem, quero endereçar, em nome da Associação, a todos os dirigentes e organizadores, um reconhecido Agradecimento, bem como, a todos os participantes os maiores êxitos desportivos e que acima de tudo, prevaleça sempre o espírito do desportivismo e do respeito pela natureza. "
Presidente da Associação de Orientação na Região Autónoma da Madeira
Sérgio Lopes